CEAF - Centro de Educação Analia Franco

Bom dia! Segunda-Feira 30 de Julho de 2010 | Horas: 14:37
HomeNotícias › II Encontro Eco-pantanal Mato-grossense de Gestão Ambiental
Compartilhe esta notícia

II Encontro Eco-pantanal Mato-grossense de Gestão Ambiental

13 de Junho de 2012

O homem busca abarcar as questões relacionadas ao “Meio Ambiente” porque sem ele ninguém consegue viver; faz parte de sua vida e a influencia diferentemente, seja pela disponibilidade ou pela qualidade existente e, evidentemente o estado de defesa que se deve realizar em relação a este espaço torna-se tão importante que nos faz acreditar que a qualidade de vida só se faz se existir espaço natural propício a isso.

 

O evento tem como proposta incentivar as pessoas, que preocupadas com as emissões de carbono, buscam meios que proporcionem a qualidade de vida de maneira sustentável, como a promoção de energia eficiente, alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente.

 

O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em suas comunidades, com vista à gestão ambiental no campo da ciência, da educação básica e acima de tudo no âmbito familiar e empresarial.

 

O conceito de meio ambiente há de ser, pois, globalizante, abrangente de toda natureza original e artificial, bem como os bens culturais correlatos, compreendendo, portanto, o solo, a água, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artístico, paisagístico e arqueológico.

 

O meio ambiente é, assim, a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciam o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas (SILVA, 2007, apud BATISTUTE, et all). Para o autor, conceituar o meio ambiente, é sentir em um cenário de tantas belezas das mais variadas existentes e que em seu esboço paisagístico estão as riquezas de podem ser geridas por pessoas nos moldes do desenvolvimento sustentável.

 

O Brasil, embora seja um país que abriga uma rica biodiversidade e um patrimônio genético invejável, não se exime dos efeitos maléficos da degradação, os quais se estendem em todo o planeta. É nessa preocupação que a busca por soluções devem crescer e uma delas, não sendo a principal, mas pode-se acreditar que é a principiante, é buscar com as crianças e adolescentes meios que possam garantir às próximas gerações uma qualidade de vida associada ao desenvolvimento sustentável.

 

O II Passeio Ecológico da Educação Básica e Graduação no Sudoeste Mato-grossense será organizado em torno de atividades baseadas no pressuposto da metodologia da problematização e na participação dialógica inter-relacionando todas as atividades desenvolvidas, que contemplem o alcance dos objetivos propostos, e culminará com o encaminhamento de relatório de intenções onde o público participante do evento se posicionará quanto ao processo da gestão ambiental, e estabelecerá o compromisso de coparticipação dos agentes municipais, sejam eles do primeiro, segundo e terceiro setor da sociedade.

 

Assim, a programação permitirá que sejam elaboradas diretrizes e propostas a partir de necessidades da comunidade e dos gestores, evidenciadas durante o evento. Para tal, serão realizados Mesas Redondas, Palestras, Minicursos, Vivências de Temáticas Ambientais e um Passeio e Ciclístico Ecológico.

 

 

Veja a programação em anexo:

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

 

Boletim Online





Enquete

Resultado

O que você espera para o ano de 2014?

Facebook Twitter Youtube
Portal Café Brasil - Fitness Intelectual - O cérebro é como um músculo, sem exercícios ele atrofia. E morre.
Matrículas 2014
DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO
Portal Pitagoras
Login ProfWeb

Copyright © 2010-2014 Todos o direitos reservados

Site Desenvolvido por TecMArte