CEAF - Centro de Educação Analia Franco

Bom dia! Segunda-Feira 30 de Julho de 2010 | Horas: 14:37
Home › O Colégio

O Colégio

 
 
Conheça nossa estruturahttp://www.ceaf.g12.br/foto.php?id=16
 
 
Uma das maiores e mais respeitadas escolas de Cáceres não se tornou o que é por mero acaso. Esta história de sucesso começou há vinte e cinco anos como um desafio para os recém chegados, Rosa de Lourdes Amaral Vitorino e Wanderley Vitorino da Silva. Ele médico anestesiologista e ela pedagoga.

 

Com dois anos de Cáceres, o casal foi procurado pela proprietária da Escola Sítio do Pica-Pau-Amarelo que estava de mudança e desejava vender a escola fundada em 1986.

 

Com apoio do marido, a professora Rosa, que neste período atuava no Colégio Onze de Março como supervisora pedagógica e como professora do IESC, hoje Unemat, decidiu encarar o desafio.

 

Com muita determinação ela assumiu a direção do Sitio do Pica-Pau-Amarelo, que na época funcionava em uma casa improvisada como escola na rua Porto Carreiro.

 

Criada para oferecer educação infantil e ensino fundamental de 1ª a 4ª série, a escola possuía 23 alunos, 3 professoras e uma funcionária responsável pela limpeza.

 

Perseverante, em 1989 a professora Rosa transferiu o Sitio do Pica-Pau-Amarelo para um prédio amplo na rua 13 de junho onde funcionava a extinta escola Casinha-do-Sol, hoje atual sede da coordenação do campus da Unemat.

 

Além do prédio, o Sítio do Pica-Pau-Amarelo também herdou algumas mobílias e alunos da Casinha-do-Sol, fato que colaborou para o aumento do número de alunos.

 

Ainda neste ano, acatando um desejo dos pais, a direção tomou a decisão de mudar o nome da escola para Centro Cacerense de Educação, o CCE.

 

Neste ano a escola que já oferecia, Maternal e Jardim I, II e III e 1ª série, passou a oferecer a 2ª série.

 

De 1989 a 1992, um insistente trabalho pedagógico e determinação de crescer levou a direção a construir um prédio na avenida Sangradouro. Graças a grande demanda, o espaço passou a abrigar a Educação Infantil, do Maternal ao Jardim III.

 

Este período também marcou a implantação da fase 2 do Ensino Fundamental com turmas de 5ª a 8ª série.

 

Nesta época a escola já tinha aproximadamente 300 alunos, 15 professores e 5 funcionários de manutenção e limpeza.

 

Em 1995 a escola forma a primeira turma de oitava série. Concluíram 30 alunos que inauguraram a implantação do Ensino Médio a partir de 1996.

 

Neste período a escola dá um salto pedagógico que a tornaria mais tarde uma referência no Ensino Médio. Um convênio firmado com a Rede Pitágoras trouxe experiência para a implantação do ensino médio com foco na preparação para os vestibulares.

 

Em 1996 ano em que completou 10 anos, dois acontecimentos foram marcantes:  implantação do Ensino Médio e o Centro Cacerense de Educação passou se chamar Centro de Educação Anália Franco, CEAF, uma homenagem a uma das maiores educadoras do país, que no século XIX foi feminista, abolicionista e pioneira na educação de jovens e adultos excluídos.

 

Um ano depois, em 1997, o CEAF registra uma marca recorde. A escola tinha 557 alunos, número expressivo para uma escola particular.

 

Por conta desse crescimento neste mesmo ano a direção iniciou a construção da atual sede na avenida Sete de Setembro numa área de 20 mil metros quadrados.

 

Em 1998 mais uma etapa do sonho se concretiza: a partir de fevereiro o CEAF passa a funcionar na sua sede própria, um espaço amplo arejado e planejado para oferecer todas as condições para uma educação de qualidade. Neste ano com todos os alunos integrados na nova sede, a escola já com 12 anos de existência promoveu a formatura da primeira turma do Ensino Médio.

 

Nos dias de hoje, o CEAF é uma história de sucesso que se mistura com a história de vida do médico Wanderley Vitorino da Silva e da professora Rosa de Lourdes Amaral Vitorino, que nasceram em famílias simples e que ousaram sonhar e desde 1986 escolheram Cáceres para trabalhar e criar sua família.

 

 

Conheça nossa estrutura: http://www.ceaf.g12.br/foto.php?id=16 

 

 

 

Curta nossa Fan Page no Facebook e fique por dentro do que acontece no CEAF: http://www.facebook.com/ceafcaceres

 

 
 
 
 

Boletim Online





Enquete

Resultado

Ajude a escolher o nome do nosso Mascote, vote nas opções abaixo:

Facebook Twitter Youtube
Biblioteca Virtual
Portal Pitagoras
Login ProfWeb

Copyright © 2010-2014 Todos o direitos reservados

Site Desenvolvido por TecMArte